Alimentos que ajudam emagrecer e seus benefícios

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Twitter 0 0 Flares ×

Alimentos que ajudam emagrecer são aqueles que trazem saciedade, possuem poucas calorias, estimulam o trânsito intestinal e aceleram o metabolismo.

Já falamos muitas vezes sobre metabolismo aqui no Blog, mas sempre é bom reforçar a importância de saber como anda os nossos índices. 

Sabemos que:

  • Frutas, 
  • Verduras, 
  • Legumes, 
  • Cereais integrais, 
  • Gorduras boas, 
  • Proteínas magras e 
  • Iogurte desnatado são exemplos desses alimentos.

Mas de nada adianta consumir estes alimentos se não forem aliados a uma dieta equilibrada e a prática de alguma atividade física. 

Pular o café da manhã ou ficar sem comer por muito tempo não ajuda no processo de emagrecimento, ao contrário, fará com que sinta mais fome e exagere na próxima refeição, o ideal é se alimentar de três em três horas. 

O consumo deve ser moderado para evitar o ganho peso.

Emagrecer para algumas pessoas ainda é uma meta extremamente difícil, mas o que a maioria não percebe, é que com uma alimentação saudável e um pouco de exercícios você já pode conseguir resultados.

 

Leia o artigo sobre:Entenda o Metabolismo do Corpo para Emagrecer

 

Hoje vou lhe dar algumas dicas de alimentos que ajudam emagrecer –  com 17 alimentos considerados ideais para sua dieta de emagrecimento, vamos lá?

 

Alimentos que ajudam emagrecer

Arroz integral

Possui nutrientes e fibras que auxiliam na perda de peso dando saciedade por mais tempo e são de baixo índice glicêmico, não elevam a glicose bruscamente e não provocam picos de insulina, além de melhorar o funcionamento do intestino.

 

Feijão

Possui uma grande quantidade de fibra solúvel e ajuda na perda de peso, pois traz a sensação de saciedade e não provoca picos de insulina, deve ser consumido com moderação para evitar engordar, pois é rico em carboidratos.

 

Batata doce

Rica em fibras, vitaminas e minerais, apresenta uma absorção mais lenta no organismo, com isso, traz sensação de saciedade por mais tempo ajudando a perder peso.

 

Couve flor

Fonte de vitaminas, minerais e fibras, possui poucas calorias, muito utilizada em dietas de emagrecimento.

 

Couve

Rica em vitaminas e minerais, possui quantidades significativas de cálcio e magnésio, a couve desintoxica o organismo, por isso é utilizada nos sucos detox para emagrecimento, e suas fibras auxiliam no funcionamento do intestino e prolongam a sensação de  saciedade.

Sem dúvida, é um alimento que ajuda emagrecer, comece a utilizar.

 

Azeite de oliva extra virgem

As gorduras boas presentes no azeite (mono e poli- insaturadas), ajudam a reduzir o colesterol LDL (ruim) do organismo, e aumentam o colesterol HDL ( gorduras boas), dessa forma, contribui para o controle do colesterol. 

O azeite de oliva emagrece porque demora mais tempo para ser digerido aumentando a  sensação de saciedade. 

Deve ser consumido na finalização dos pratos, pois as altas temperaturas alteram as características e benefícios do azeite.

 

Abacate

Possui vitaminas, minerais e fibras que ajudam no funcionamento do intestino, sua maior parte é composta de gorduras boas, dessa forma, controla o colesterol, reduz picos de glicose, pois tem baixo índice glicêmico, traz saciedade por mais tempo, reduz a gordura abdominal. 

Apesar de ajudar no emagrecimento, o abacate possui bastante calorias devendo ser consumido com moderação, a recomendação é de até três colheres de sopa por dia.

 

Proteínas

As proteínas como ovos, peixes, frango e carnes magras, além de fortalecerem os músculos,  aumentam a sensação de saciedade por mais tempo, pois demoram para serem digeridas.

Consumindo mais proteínas e menos carboidratos, aumenta-se a queima de calorias, tendo um efeito termogênico no organismo.

 

Iogurte desnatado

Fonte de cálcio e proteínas, é um aliado a dieta, pois melhora a flora intestinal, traz sensação de saciedade e aumenta a temperatura corporal facilitando a queima de gorduras.

 

Linhaça

Rica em ômega 3 e 6 e gorduras monoinsaturadas, a linhaça controla o colesterol e ajuda a emagrecer pois é rica em fibras e seu consumo aumenta a sensação de saciedade, além de ajudar no bom funcionamento de intestino.

Pouco consumida ainda, mas com grandes beneficios.

Sem dúvida é um alimento que ajuda emagrecer.

 

Canela

Fonte de antioxidantes previne o envelhecimento precoce e doenças degenerativas. 

É um alimento termogênico, ou seja, acelera o metabolismo, aumenta a temperatura do corpo facilitando a queima de calorias. 

Controla os níveis de açúcar no sangue, dessa forma aumenta a sensibilidade a insulina e ajuda a controlar a glicose, bom também para diabéticos.

 

Café

Rico em cafeína e antioxidantes, o café melhora a concentração e tem efeito termogênico, ou seja, acelera o metabolismo e a queima de calorias. 

Uma sugestão é acrescentar uma colher de sobremesa de canela no seu café, uma combinação cheia de benefícios, além de gostosa.

 

Aveia

Possui muitos nutrientes benéficos para a saúde e muitas fibras que auxiliam no funcionamento do intestino e dão sensação de saciedade, controlam o colesterol e as taxas de açúcar no sangue

 

Chá verde

Rico em antioxidantes, tem a função de desintoxicar e desinchar o corpo, além de acelerar o metabolismo e queimar as gorduras.

Não é a toa que a cultura asiatica, consome antes e depois das refeiçoes.

O chá verde merece um artigo exclusivo para falar de todos seus benefícios para a saúde.

 

Maçã

Rica em vitaminas, antioxidantes e fibras, as maçãs têm uma digestão mais lenta e dão sensação de saciedade, melhoram o metabolismo e previnem o acúmulo de gordura no abdômen.

 

Abacaxi

Além de possuir muitas vitaminas e fibras, o abacaxi controla o apetite, hidrata, facilita a digestão e é diurético, ou seja, ajuda na eliminação de líquidos e na perda de peso.

 

Limão

Fonte de vitamina C e antioxidantes, o limão tem poder de desintoxicar e desinchar o organismo, além de queimar gordurinhas extras.

 

Leia o artigo sobre:6 Mudanças de Hábitos Para Quem Precisa Emagrecer

 

Conclusão

Você deve ter notado que existem uma série de alimentos que fazem bem a nossa saúde, alimentos que ajudam emagrecer.

Podemos afirmar que a criação deles foi algo bem pensado para o nosso organismo.

Contudo, tudo deve ser consumido com moderação e atenção preventiva a saúde, de forma que possamos nos sentir bem nos alimentando.

Aproveite as dicas, não fique apenas na leitura, comece com alguns alimentos e sinta se transformaram de alguma forma a sua dieta.

Se gostou do artigo, compartilhe em suas redes sociais, isso me ajuda muito a divulgar o trabalho e a conscientizar mais pessoas que precisam desse tipo de informação.

Nos vemos por aqui!

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Twitter 0 0 Flares ×