Por que ser vegano

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Twitter 0 0 Flares ×

Creio que você já deva ter ouvido sobre algum amigo seu ser Vegano ou Vegetariano, e talvez você tenha estranhado no primeiro momento, qual o motivo que o levou a mudar sua rotina de alimentação e por que ser vegano

Saiba que essa mudança tem acontecido há um bom tempo, há anos, e que não tem nada de errado do por que ser vegano, fato é que as pessoas estão buscando novas alternativas em sua alimentação e fazendo uma escolha no seu modo de viver.

Algumas pessoas mais ideológicas, buscam outras razões do por que ser vegano:

  • Ética;
  • Saúde;
  • Meio ambiente;
  • Sociedade.

Eu não vou entrar em cada detalhe aqui, porque esse não é o meu foco, estou apenas citando para que você tenha mais informação do por que ser vegano para algumas pessoas é uma filosofia de vida.

Claro que existem algumas influências externas, e que algumas pessoas acabam por acompanhar essas tendências, como é o caso de alguns veganos famosos, que influenciam de certa forma algumas pessoas pelo seu estilo de vida.

Mas prefiro me focar nas pessoas que realmente estão buscando alternativas de melhorar sua saúde, através de uma boa alimentação, e o que menos importa é se elas são vegano x vegetarianismo, ou vegetarianismo vs carnívoros, e sim a qualidade do que elas tem comido.

 

 

 

Vegano x Vegetarianismo – qual a  diferença

Preciso antes, te ajudar dizendo que existem duas vertentes de pensamento:

  • Veganismo
  • Vegetarianismo

 

A filosofia do Veganismo busca eliminar o consumo de origem animal totalmente, e o que você talvez não saiba é que essa mudança não se aplica somente nos vegano alimentos e sim no vestuário, na higiene pessoal e em outras rotinas da vida dessas pessoas.

Já o Vegetarianismo, não come carne, peixe e aves, mas pode consumir outros produtos de origem animal.

E o número de pessoas que vêm aderindo a essa filosofia vem aumentando consideravelmente, ano após ano, ficando cada vez mais claro do por que ser vegano está além de um modismo.

 

Leia o artigo sobre: Como emagrecer muito rápido? Leia Aqui e Descubra!

 

Vegetarianismo no Brasil em números

Não existe um número exato em alguma pesquisa atual, mas segundo uma estatística do IBOPE de 2018 – já existia naquela época 14% de brasileiros que informaram ser veganos.

Particularmente, eu acredito que hoje já esteja num número bem maior que esse.

Só para termos uma ideia de expansão desses números, fui atrás de informação e li que em 2012 apenas 8% de pessoas no Brasil responderam  por que ser vegano ou estar veganos e adotam a filosofia, ou seja, o crescimento foi muito grande, e continua sendo.

Como me utilizo da internet para o meu trabalho, é normal verificar como andam as buscas por palavras do meu negócio no Google.

Por curiosidade, verifiquei que o termo “vegano” em 2015 por exemplo, era bem baixo, já em 2016 o crescimento foi exponencial e em 2017 o termo cresceu 14 vezes em suas buscas.

E até o momento que estou escrevendo esse artigo, o interesse pelo assunto vegetarianismo no brasil só cresceu, confira na imagem abaixo.

 

 

 

 

 

Fica claro que as pessoas têm buscado mais informações sobre por que ser vegano nos dias atuais.

Claro que muitos vegano restaurante e mercados de alimentação estão atentos a essas mudanças, e vem trabalhando para atender esse público e vender vegano alimentos.

 

 

Comida para vegano e Nutrição

Entrando no assunto sobre nutrição voltada para veganos, percebemos que desde o início dessa tendência, quando começou o vegetarianismo no brasil, havia um estigma entre as pessoas que achavam que comida para vegano eram alimentos sem proteína animal e não  tinham sabor e ficavam meio que “sem graça” ao paladar.

Quem nunca pensou assim, levanta a mão aí!

Mas fato é que as coisas vem mudando também nesse contexto, e os cozinheiros e chefs de plantão tem se especializado para trazer o melhor sabor para a mesa dos veganos e tem preparado receita para vegano no melhor estilo.

Um fator que considero positivo no vegetarianismo no brasil, é a facilidade do uso de ingredientes locais na preparação dos pratos, pois sabemos que existe uma sazonalidade entre os produtores orgânicos.

E isso traz um benefício enorme com alimentos próprios de cada estação, além de estarem sempre frescos, ajudando ainda mais na saúde da alimentação balanceada, sem levantar qualquer bandeira sobre vegetarianismo vs carnívoros, além de contribuir com a economia local.

Uma novidade que vem surgindo é a confeitaria vegana, isso mesmo, fazendo o preparo de pães, doces veganos, salgados e outros produtos sem ingredientes de origem animal.

E engana-se quem acha que algumas dessas receitas não são saborosas, pois tem se usado ingredientes adaptados e o sabor está cada vez mais próximo do que chamamos de receita original, ficando mais fácil  para explicar por que ser vegano para pessoas que ainda tem alguma resistência.

E já tem uma variedade grande de produtos de confeitaria vegana:

  • pães
  • salgados
  • bolos
  • brownies
  • brigadeiros
  • manjares
  • pudins, entre outros

 

Por que ser vegano é buscar informação sobre a boa alimentação

E normalmente os veganos são pessoas informadas quando o assunto é alimento, por isso mesmo os produtos tem que ser de qualidade.

Cada vez mais os adeptos estão preocupados com a qualidade dos alimentos, para que a saúde esteja em dia, devido a boa alimentação vegana.

Outro ponto que quero tratar é que  por que ser vegano não quer dizer que seja somente para pessoas mais afortunadas, pois não precisa ter um estilo de vida caro para adotar o vegetarianismo.

Se você gosta de ir às feiras livres, isso já vai te ajudar muito para encontrar vários itens com preços acessíveis, como por exemplo a grande variedade de vegetais oferecidos.

Preparei para você uma tabela dos tipos de vegetarianismo existente, para que algumas terminologias fiquem mais fáceis de serem entendidas, como por exemplo vegetarianismo estrito, que eu mesma não conhecia até preparar esse artigo.

 

Grupos Alimentares – Diferenças Ovolactovegetarianos Lactovegetarianos Vegetarianismo Estrito Veganos
Não consomem carne de nenhum tipo (bovina, ave, suína e frutos do mar) 📌 📌 📌 📌
Não consomem ovos   📌 📌 📌
Não consomem laticínios     📌 📌
Não consomem nada de origem animal na alimentação     📌 📌
Não consomem nada de origem animal em produtos ou serviços       📌

 

Também queria mencionar alguns alimentos e seus valores nutricionais, caso você se interesse em consumir.

Alimento cru Kcal Carboidratos Proteinas Lipídeos Fibras
Feijão carioca 329 61.2gr 20gr 1.3gr 18.4gr
Lentilha 339 62gr 23.2gr 0.8gr 16.9gr
Grão de Bico 344 57.9gr 21.2gr 5.4gr 12.4gr
Ervilha Seca 341 60.4gr 24.7gr 1.2gr 25.5gr
Soja 460 31.7gr 38.3gr 20gr 16.7gr

 

Claro que existe uma infinidade de produtos que eu poderia citar, mas não quero deixar esse artigo muito grande, quem sabe num outro mais específico, para falarmos somente sobre eles e por que ser vegano está cada vez mais fácil.

 

Leia o artigo sobre: Dieta dos Pontos tabela completa grátis imprimir

 

Vegano x Vegetarianismo – Livro que recomendo

Existe um livro que lí e gosto muito que é da Alana Rox de nome “Diário de uma Vegana” onde ela compartilha sua história e sua forma de culinária vegana.

Ela fala no livro sobre o estilo de vida vegano e principalmente comenta sobre o sabor e o prazer de se alimentar sem sacrifícios.

Além disso ela oferece mais de 70 receitas para o dia a dia, incluindo docinhos, lanches para aquela hora que dá uma fome a tarde, e pratos das refeições principais para receber amigos e familiares.

Eu provei algumas receitas e foi bem fácil de fazer.

E vou dizer uma coisa séria, não precisa ser vegano x vegetarianismo para gostar das receitas, e mesmo usando produtos naturais, o mais importante é que a comida é saudável, que é o que queremos.

Eu gostei das dicas dos  produtos de beleza e de limpeza para serem preparados em casa, todos muito úteis e agradáveis.

Como ela mesma gosta de dizer: “todas as receitas são feitas sem glúten, lactose ou qualquer derivado de origem animal, apenas nutrientes benéficos, saúde e muito amor”.

O livro trata o veganismo de forma mais leve, sempre focando na saúde e bem-estar da pessoa que aderiu e coloca em prática a filosofia.

Se você é simpatizante e quer conhecer mais desse universo do veganismo x vegetarianismo, aconselho que comece se informando com quem pode lhe trazer informação correta.

Quem quiser conferir, é um livro muito bom com um preço muito acessível, nada que vá comprometer o seu orçamento, que eu recomendo, e vou deixar o link abaixo para vocês conhecerem.

 

Conclusão

Espero que vocês tenham gostado desse artigo do por que ser vegano, que é um tema que algumas amigas leitoras estavam me pedindo.

Falar sobre o universo do vegetarianismo no brasil é algo apaixonante e desafiador também, pois existem muitas vertentes.

Mas como o nosso intuito é sempre falar de saúde e bem estar, vou ver se consigo estudar um pouco mais sobre vegetarianismo no brasil e por que ser vegano se tornou algo especial para muitas pessoas e famílias e trazer mais conteúdos a respeito.

Se gostou do artigo, peço que compartilhe em suas redes sociais, isso nos ajuda demais a divulgar o trabalho do Blog Precisa Emagrecer.

Nos vemos no próximo post.

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Twitter 0 0 Flares ×