Como o Exercício Físico nos ajuda a ter uma Vida Saudável

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Exercício Físico nos ajuda a ter uma Vida Saudável?

Hoje em dia muitas pessoas não praticam uma atividade física, seja pela falta de tempo, o que é mais comum em nossos dias tão corridos, seja pela falta de iniciativa, para não dizer preguiça, não é mesmo?

Entretanto, devemos estar atentos com essa ociosidade no cuidado físico.

Pois, somado com uma alimentação inadequada, estresse e o tabagismo isto pode tornar-se a causa para um envelhecimento precoce e até mesmo o desenvolvimento de doenças graves.

O Exercício Físico só trás benefícios.

Quer se sentir melhor, ter mais energia para o trabalho e até adicionar anos à sua vida?

Apenas exercite-se.

Os benefícios do exercício físico regular para a sua saúde e da atividade física são difíceis de ignorar.

Todos se beneficiam do exercício, independentemente da idade, sexo ou capacidade física.

Preciso ser mais convincente para você se mexer?

                                                 ◊  ◊  ◊  ◊  ◊

Confira essas sete maneiras pelas quais o exercício físico pode te deixar mais feliz e saudável.

1. Exercício físico controla o peso

O exercício pode te ajudar a impedir o ganho excessivo de peso ou a manter a perda de peso.

Quando você pratica atividade física, você queima calorias. Quanto mais intensa a atividade, mais calorias você queima.

Você deve estar motivada para ir na academia, mas não se preocupe se você não encontrar muito tempo para se exercitar todos os dias.

Qualquer quantidade de atividade é melhor do que nenhuma, concorda?

Para se benefíciar do exercício, mantenha-se mais ativo durante o dia – use escadas em vez do elevador ou aumente as tarefas domésticas. Agora vocês me odiaram….rs!

Consistência é a chave.

2. Exercício físico combate doenças de saúde

Preocupada com doenças cardíacas? Esta com esperança de evitar pressão alta?

Não importa qual seja o seu peso atual, a atividade fisica aumenta o colesterol de lipoproteína de alta densidade (HDL), o colesterol “bom”.

E diminui os triglicerídeos prejudiciais.

Com as atividades os dois se mantém, e o sangue flui sem problemas, o que diminui o risco de doenças cardiovasculares.

O exercício físico regular ajuda a prevenir ou gerenciar muitos problemas e preocupações de saúde, incluindo:

  • Acidente vascular cerebral,
  • Síndrome metabólica,
  • Pressão alta,
  • Diabetes tipo 2,
  • Depressão,
  • Ansiedade,
  • Muitos tipos de câncer,
  • Artrite.

Também pode ajudar a melhorar a função cognitiva e ajuda a diminuir o risco de morte por todas as causas.

3. Exercício fisico melhora o humor das pessoas

Precisa de um empurrão emocional? Ou precisa desabafar após um dia estressante?

Uma aula de ginástica ou caminhada rápida pode ajudar.

A atividade física estimula várias substâncias químicas do cérebro que podem fazer você se sentir mais feliz, mais relaxado e menos ansioso.

Faça um teste você mesma! Deixe a preguiça de lado e simplesmente vai.

Você também pode se sentir melhor em relação a sua aparência e a si mesmo quando se exercita regularmente.

O que pode aumentar sua confiança e melhorar sua auto-estima.

4. Exercício aumenta energia

Você anda sem fôlego para fazer supermercado ou tarefas domésticas?

Começa até bem mas conforme vai passando o tempo, a energia cai e é preciso descansar ou fazer uma pusa?

A Atividade física regular pode melhorar sua força muscular e aumentar sua resistência.

O exercício físico fornece oxigênio e nutrientes aos tecidos e ajuda o sistema cardiovascular a funcionar com mais eficiência.

E quando a saúde do coração e dos pulmões melhora, você tem mais energia para lidar com as tarefas diárias.

5. Exercício físico te faz dormir melhor

A atividade física pode ajudá-lo a adormecer mais rápido, dormir melhor e aprofundar o sono.

E convenhamos, dormir bem é tudo de bom! Recarrega as energias e nos faz se sentir bem o dia todo.

Apenas não se exercite muito perto da hora de dormir, ou você pode estar com muita energia para dormir.

Sei que tem àqueles que gostam de ir na academia a noite, mas procure organizar seus horários.

 

–>> Leia o artigo sobre Saúde do seu corpo

 

6. O exercício trás de volta aquela disposição em sua vida sexual

Você se sente muito cansado ou fora de forma para desfrutar da intimidade física?

A atividade física pode melhorar os níveis de energia e aumentar sua confiança em sua aparência física, o que pode contruibuir na sua vida sexual.

Mas há ainda mais do que isso.

Atividade física pode aumentar a excitação das mulheres.

E homens que se exercitam regularmente são menos propensos a ter problemas com disfunção erétil do que homens que não se exercitam.

7. O exercício físico é divertido

Exercício e atividade física podem ser agradáveis.

Eles dão a você a chance de relaxar, aproveitar o ar livre ou simplesmente se envolver em atividades com amigos que o fazem feliz.

A atividade física também pode ajudá-lo a se conectar com a família ou amigos em um ambiente social divertido.

Se conectar com pessoas com o mesmo objetivo em comum é muito fácil, você vai fazer amigos na academia, na natação, nas caminhadas com certeza.

Se preferir, faça uma aula de dança, yoga, ou entre para um time de voleybol.

Encontre uma atividade física que goste e faça!

                                             ◊  ◊  ◊  ◊  ◊ 

Para a maioria dos adultos saudáveis, o Departamento de Saúde recomenda:

Pelo menos 150 minutos por semana de atividade aeróbica moderada ou 75 minutos por semana de atividade aeróbica vigorosa.

Ou uma combinação de atividade moderada e vigorosa.

Como sugestão, divida seus exercícios físicos ao longo da semana.

–>> Corrida, caminhada ou natação.

Mesmo pequenas quantidades de atividade física são úteis, e a atividade acumulada ao longo do dia contribui para proporcionar benefícios à saúde.

Exercícios com peso para todos os principais grupos musculares pelo menos duas vezes por semana.

Os exemplos incluem levantar pesos livres, usar aparelhos de musculação ou fazer treinamento com pesos corporais.

Se você deseja perder peso, cumprir metas específicas de condicionamento físico ou obter ainda mais benefícios, pode ser necessário aumentar sua atividade aeróbica moderada para 300 minutos ou mais por semana.

Lembre-se de consultar seu médico antes de iniciar um novo programa de exercícios.

Especialmente se você tiver alguma dúvida sobre sua forma física, e principalmente se não faz exercícios há muito tempo.

Se estiver com problemas crônicos de saúde, como doenças cardíacas, diabetes ou artrite, é obrigatório.

Exercício Físico – Como iniciar 

Para aqueles que desejam começar uma atividade física é extremamente importante tomar alguns cuidados, saiba quais:

– Em primeiro lugar é preciso fazer um exame médico para saber se você esta apto a fazer a atividade física.

Converse com o seu médico, explique o que pretende e se é recomendável dentro das suas características.

E caso possua algum impedimento, devido a algum problema pontual, o melhor é tratar antes de iniciar o Exercício Físico.

Depois é necessário procurar um professor para avaliar o seu condicionamento, pois assim ele poderá indicar o programa de exercícios físicos  apropriados.

Isso pode ser feito numa academia, ou com um personal, como você preferir.

O importante é ter essa avaliação e acompanhamento.

Importância do Exercício Físico

Com a prática de qualquer Exercício Físico, é possível prevenir diversas doenças e ainda trazer melhorias para a qualidade de vida. Isso é fato!

Uma pessoa que corre ou anda por até 30 minutos, quatro vezes por semana, pode ajudar a prevenir doenças como pressão alta, infartos, derrames, osteoporose, diabetes e até a obesidade.

De acordo com estudos, as pessoas que praticam Exercício Físico possuem mais anos de vida.

Além disso, quem pratica regularmente, ou quase todos os dias, vivem de dois a três anos a mais, se for comparado com aqueles que não praticam nenhuma atividade.

Alguns podem achar pouco, mas não se prenda somente aos anos a mais que possivelmente você possa ter, e sim na qualidade de vida que terá por todo o tempo.

O que vale mais a pena?

Viver menos com problemas de saúde, ou viver mais com um bem estar no seu corpo?

Antes e depois do Exercício Físico

É importante se proteger quando for fazer qualquer atividade física.

Caso seja ao ar livre procure utilizar protetor solar, chapéu, óculos e até roupas e tênis adequados.

O alongamento, em minha opinião é extremante importante antes e depois do exercício, por isso antes de começar o exercício procure alongar.

Antes da atividade o alongamento permite que o fluxo sanguíneo dos músculos e das articulações aumente enquanto você esta se exercitando.

Depois ela ajuda a relaxar os músculos que trabalharam.

Se atente a isso e não deixe de fazer alongamento.

Beba água, muita água!

Seu corpo sentirá sede e você irá precisar sacia-lo das riquezas que só a água tem.

Hidratação é muito importante, não se esqueça.

Exercícios Físicos para ter uma vida saudável

Para uma vida saudável, a pessoa pode optar por diversos tipos de atividades, assim, os exercícios diários, nem que seja de relaxamento já é importante.

Uma alternativa é caminhar, pedalar, podendo ser com os filhos, com as amigas, com sua mãezinha, com o cachorro, tudo é válido

Optar por escadas ao invés de elevador também é uma boa escolha.

Sei que esse é mais radical, mas não menos eficiente.

Para quem gosta de exercícios aeróbicos, uma opção é escolher a ginástica, corrida, ciclismo, natação e uma caminhada rápida.

Quero encerrar com uma frase que gosto muito:

Atividade física não é apenas uma das mais importantes chaves para um corpo saudável, ela é à base da atividade intelectual criativa e dinâmica.” (John F. Kennedy).

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Indique o Exercício Físico que você mais gosta de praticar, quem sabe estimule os outros leitores a iniciarem numa jornada de vida saudável com mais alegria.

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Isso me motiva a escrever mais sobre temas sobre saúde e nutrição

Nos vemos no próximo post!

 

 

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