12 Vitaminas Essenciais para sua Saúde

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Falar de Vitaminas Essenciais para sua Saúde pode parecer bem complexo, pois várias pessoas possuem conhecimento em algumas, contudo consumi-las sem conhecimento e informação, por vezes de nada adianta.

Existem algumas vitaminas que não podem faltar no seu dia a dia. Algumas pessoas, que se deixam enganar com propagandas e até mesmo com indicações de outras pessoas, acabam recorrendo para a farmácia, que atualmente mais virou um supermercado de remédios.

Tenho um amigo hipocondríaco, que adora ir passear em farmácias, pode isso? Contudo, se prestarmos atenção na nossa alimentação é possível consumir muitas vitaminas de forma natural.

Para as pessoas que possuem dúvidas quais são essas vitaminas essenciais para a saúde, confira nossas dicas e saiba em quais alimentos podem encontrá-las.

Sei que você já deve ter visto essa relação de vitaminas em vários lugares, contudo minha proposta é que você faça diferente, não apenas ler e esquecer daqui a pouco quando for atualizar seu status no Facebook.

Em outro artigo, falamos sobre você relacionar o que come diariamente, e que esse exercício seria interessante para você mapear como esta a preparação do seu cardápio – Confira Aqui!

Então, quero que você adicione uma coluna nessa planilha, e relacione qual o tipo de vitamina que vem consumindo diariamente.

Eu sei, vai dar trabalho, mas garanto que será divertido, pois você conseguirá ver exatamente quais as vitaminas que são essenciais para a sua saúde que você não consome de jeito nenhum!

E isso poderá revelar outros fatores que podem estar prejudicando a sua saúde. E vamos poder discutir esses resultados num artigo dedicado ao assunto, lembrando que nessa lista, estão somente algumas 12 vitaminas, senão o artigo ficaria longo demais.

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Vamos conhecer 12 Vitaminas Essenciais para sua Saúde?

vitaminas essenciais para saúde

Vitamina A

A vitamina A ajuda a prevenir a cegueira noturna, lesões na pele, conjuntivite e propensão à bronquite. O seu consumo ideal é de 700 mcg para mulheres e 900 para homens.

Dica: Meia escumadeira de abóbora cozida fornece 1050 mcg.

Onde pode ser encontrada: fígado, rúcula, espinafre, acelga, cenoura, manga e abóbora.

Ácido fólico

O ácido fólico ajuda a prevenir fraqueza, úlcera intestinal, doenças cardíacas, falta de sono e irritabilidade. A quantidade recomendada é de 400 mcg diários para homens e mulheres.

Dica: Uma concha de feijão-preto fornece 119 mcg.

Onde pode ser encontrado: miúdos, folhas verde-escuras, cenoura, cereais, abacate, melão e damasco.

Ácido pantotênico

O ácido pantotênico é bastante útil para evitar as náuseas, cansaço e falta de coordenação motora. O ideal é 5 mg para mulheres e homens.

Dica: uma flor média de brócolis grande garante 0,357 mg.

Onde pode ser encontrado: ovos, salmão, miúdos, leveduras, couve-flor, brócolis e carnes magras.

Vitamina B1

A vitamina B1 serve para evitar a perda de apetite, dermatite, falta de força muscular, fadiga e memória. O recomendado é 1,1 mg para homens e 1,2 mg para homens.

Dica: três colheres de sopa de ervilhas frescas contém 0,168 mg.

Onde pode ser encontrado: fígado, amendoim, leite, aves, peixes, leguminosas, grãos integrais e frutos do mar.

vitamina para saúde

Vitamina B2

A vitamina B2 ajuda a prevenir feridas no canto da boca, inflamação da língua, crostas e queimação de pele. O ideal é 1,1 mg para mulheres e 1,3 mg para homens.

Dica: Um filé de frango garante 0,280 mg.

Onde pode ser encontrado: leites e derivados, carnes, verduras folhosas, grãos integrais e gema de ovo.

 Considere ler também:

Vitamina B6

A vitamina B6 é útil contra os tremores, anemia, convulsões e lesões nos olhos, no nariz e na boca.  O seu consumo é de 1,3 mg para homens e mulheres, diariamente.

Dica: o equivalente a cerca de 7 colheres de sopa de batata cozinha.

Onde pode ser encontrado: carnes (principalmente a de porco), milho, batata, aveia e feijão.

Vitamina B12

Esta vitamina ajuda a proteger da anemia, fraqueza generalizada e problemas menstruais. A quantidade recomendada é de 2,4 mcg para ambos os sexos.

Dica: em um bife bovino você encontra 25 mcg.

Onde pode ser encontrado: carnes, fígado, ovos, leite e seus derivados.

Vitamina C

A vitamina C ajuda contra lesões na gengiva, dificuldade de cicatrização, fraqueza, perda de apetite e depressão.  O ideal é ingerir 75 mg e homens, 90mg diariamente.

Dica: um kiwi de 90 g fornece 99 mg da vitamina.

Onde pode ser encontrado: limão, laranja, acerola, tomate, folhas verdes e batata.

Vitamina D

Vitamina D

A vitamina D é útil contra raquitismo, dentes fracos e dores musculares. O recomendado é 5 mcg diários.

Onde pode ser encontrado: peixes e óleo de fígado de peixe.

Vitamina E

Esta vitamina é útil contra a esterilidade, pele escamosa e envelhecimento precoce e previne a fraqueza. O ideal é consumir 15 mg por dia.

Dica: meia xícara de chá de amêndoas armazena 15 mg de vitamina E.

Onde pode ser encontrado: óleos vegetais, germe de trigo, gema de ovo, peixes e verduras.

Vitamina K

Esta vitamina evita problemas de coagulação sanguínea. O recomendado é 90 mcg para mulheres e 120 mcg para homens.

Onde pode ser encontrado: fígado (principalmente o suíno), verduras como alface e o espinafre e leite de vaca.

Niacina

A niacina afasta problemas como a insônia, perda de apetite, dores abdominais, indigestão, diarreia e desequilíbrio emocional.  O recomendado é 14 mg para as mulheres e 16 mg para os homens.

Onde pode ser encontrado: miúdos, carnes magras, aves, peixes, leite, ovos, abacate e grãos integrais.

Então é isso!

Relacionei algumas das vitaminas essenciais para a sua saúde, e gostaria da sua participação enumerando as que você consome.

Caso você considere outras vitaminas que sejam essenciais para a sua saúde, por favor, deixe sua opinião, compartilhando para as demais leitoras do Blog. Isso só trará mais benefício ao conhecimento e essa é a nossa intenção.

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo!

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Hariane Pacanari

Nutricionista Esportiva e Clínica - Atua como Personal Diet tanto para atletas como para famílias. Apaixonada por Alimentação Saudável e Saúde do Corpo.

Website: http://www.precisaemagrecer.com.br

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