Reeducação Alimentar – Como Se Educar?

4 Flares Facebook 0 Google+ 4 Twitter 0 4 Flares ×

Reeducação Alimentar é um assunto que está em evidência, pois alimentar-se da maneira correta pode parecer complicado, mas não é. Vou procurar esclarecer alguns pontos.

Tudo é uma questão de hábito, que vai envolver com certeza pequenas mudanças no seu dia a dia. Sim, é pequena você verá, não é preciso se assustar com isso.

No entanto, a dúvida de muitos é se não seria melhor que as pessoas possuíssem uma educação alimentar ou nutricional, para que nem chegassem a precisar de uma Reeducação Alimentar? Excelente ponto a ser discutido, mas não estamos aqui para ficar filosofando e sim para entender alguns conceitos que pode colocar em prática.

Como assim? Não entendi!

Simples, ter consciência do que esta comendo e para que esta comendo.

Tendo conhecimento disso, muitos problemas se resolvem.

Com isto é possível educar o ser humano, seja na sua capacidade física ou até mesmo intelectual.
Reeducação Alimentar

Reeducação Alimentar

De nada adianta começar uma dieta se você sabe que não conseguirá leva-la adiante, não é mesmo.

Para quem Precisa Emagrecer buscar informações ou receitas sobre emagrecimento é fundamental para não cair na mesmice do dia a dia.

Já escutou essa: “Emagrecer é relativamente fácil, o difícil é manter”.

Eu sei que é difícil o primeiro passo, a primeira decisão é a que vai te tirar da sua zona de conforto, mas seja forte e determinada, pois só assim você irá descobrir como o seu peso extra esta te limitando, e você pode resolver isso!

Já parou para pensar nisso?

E essa limitação acontece para várias pessoas, até mesmo algumas celebridades deixam de receber convites de trabalho em função do seu excesso de peso. Não pense que isso é um privilégio seu. Elas também têm seus temores e limitações.

A reeducação alimentar pode ser mais complexa, pois ela exige diversas mudanças.

Mesmo porque, você já esta com a sua rotina pré-estabelecida e como alterar o seu hábito alimentar?

Tem que criar um aprendizado no seu dia a dia para que você volte a se alimentar de forma saudável.

Reeducação Alimentar

Tendo bons hábitos alimentares

Para que os resultados apareçam é preciso entender e adquirir bons hábitos alimentares, ou seja, é necessário participar do processo, seja no conhecimento dos alimentos, das funções dele no seu corpo, a importância e até mesmo entender porque alguns alimentos são mais recomendados do que os outros.

É importante que a reeducação alimentar não seja algo imposto. Assim não vai dar certo!

A decisão de mudar é sua, é uma questão de saúde e sobrevivência. Tem que ter atitude.

Nada de sacrifícios e restrições, pois o recomendado é que ela seja planejada, principalmente de acordo com os hábitos ou costumes das pessoas, levando em consideração, seu aspecto cultural e claro o bom senso.

Tudo tem que apresentar um equilíbrio nutricional necessário.

Por isso a recomendação de uma Nutricionista é necessária, ela irá tratar de forma individualizada cada dieta, cada passo, pois o que funciona para um, pode não funcionar para outra pessoa.

Vou numerar algumas mudanças, e sei que você conhece todas elas:

Mudança de Hábitos e Atitudes

  • Não consumir alimentos industrializados e fast-food;
  • Substituir refrigerantes por sucos naturais;
  • Inclua alimentos integrais no seu prato;
  • Evite comer frituras;
  • Beba muita água;
  • Doces em pequenas quantidades;
  • Pratique exercício físico.

Reeducação Alimentar

 Como mudar hábitos alimentares

Durante o processo de reeducação alimentar é necessário que o educador respeite a individualidade e acompanhe os hábitos do cotidiano do indivíduo.

Aos poucos o trabalho vai surtindo efeito, introduzindo melhores práticas, a fim de melhorar e incentivar as mudanças dos hábitos alimentares, para que apresente uma nutrição saudável.

—>> Considere ler também

A mudança dos hábitos alimentares pode ser bastante difícil, porém, ela precisa ser encarada como um processo de educação.

Terão erros, acertos e até mesmo recaídas para que ao atingir o resultado, possa verificar que houveram etapas vencidas e que conseguiu adaptar-se a este novo estilo de vida. Você vai conseguir!

É importante frisar que a busca pela saúde, seja da mente e do corpo, acontecem com o tempo, portanto isto também é válido para a reeducação alimentar.

Afinal, vocês sabiam que apenas 2% da população mundial se mantêm magra? Isso é muito sério!

O assunto sobre reeducação alimentar é muito vasto e com certeza ainda vou trata-lo em muitos outros artigos, pois entendo que é necessário o real conhecimento sobre ele para várias pessoas.

Quando você conseguir associar a sua saúde, seja ela corporal ou mental, com alguns hábitos que você adota em sua vida, e dentre esses estará certamente o hábito alimentar, vai conseguir tomar uma ação em pró de algumas pequenas mudanças que irá lhe fazer bem.

Quem nunca sentiu um mal estar depois de ter comido algo errado, seja  por pressa de se alimentar ou pela falta de tempo ou mesmo porque imaginou que aquele alimento lhe traria um sabor inigualável, e depois de um tempo estava com uma tremenda dor no estômago.

Alguns hábitos alimentares devem ser repensados e associados a uma reeducação. Pense nisso!

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo.

Receba Conteúdo GRÁTIS no Seu E-mail e Seja o Primeiro a Saber de Nossos Conteúdos EXCLUSIVOS

Hariane Pacanari

Nutricionista Esportiva e Clínica - Atua como Personal Diet tanto para atletas como para famílias. Apaixonada por Alimentação Saudável e Saúde do Corpo.

Website: http://www.precisaemagrecer.com.br

4 Comentários

  1. Yan

    Realmente para emagrecer de vez e de forma natural nada melhor do que um acompanhamento de um nutricionista e uma reeducação alimentar. Eu mesmo perdi 5 quilos em duas semanas apenas mudando a alimentação. Parabéns pelo post.

    • Olá Yan, obrigado por comentar. Poucas pessoas que precisam emagrecer buscam o acompanhamento de uma Nutricionista. Espero que esse quadro mude, pois o Brasil já esta entre os países com alto índice de obesos.

  2. artigo sensacional, realmente temos que cuidar da nossa alimentação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *