Entenda o Metabolismo do Corpo para Emagrecer

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Twitter 0 0 Flares ×

Metabolismo do Corpo para Emagrecer

 

Hoje vamos falar sobre algumas diferenças entre o Metabolismo do Corpo para Emagrecer, entre o homem e a mulher.

O Metabolismo é a transformação dos nutrientes entre outras substâncias do corpo. Cada pessoa possui um diferente, além disso, ele é influenciado por diversos fatores, seja pela genética, idade, peso, altura, sexo, temperatura ambiente, dieta e prática de exercícios.

Através destes fatores, algumas pessoas poderão gastar mais energia que as outras.

Diante disso, é fácil notar que o Metabolismo constitui uma rede de reações, todas interligadas e dependentes de outras, ou seja, existem duas formas: o catabolismo, que representa a assimilação ou processamento da matéria orgânica para obtenção de energia, e o anabolismo, que conduz a síntese das moléculas.

Nossa não entendi nada! Isso é chato mesmo, muito teórico, mas o importante é você saber que metabolismo é a velocidade com que as células quebram os nutrientes dos alimentos para transforma-los em energia.

 

Influência do Metabolismo no Corpo 

Sabemos que é determinado 80% geneticamente, enquanto os outros 20% dependem de vários fatores, diante disso não é possível mudar o seu metabolismo, mas sim acelera-lo.

Metabolismo do Corpo para Emagrecer

Acelerando o Metabolismo do Corpo

O Metabolismo pode ser acelerado com alguns hábitos.

O alimentar é um deles.

Você sabia que o café da manhã é a refeição mais importante?

Ah! Sabia! E por quê?

Simples, para o seu corpo aguentar uma noite inteira sem comer alimentos, o seu organismo reduziu o metabolismo ao máximo, economizando energia, absorvendo o que você tinha de reservas. Ao se levantar e ir tomar o seu café da manhã, seu corpo desperta e retoma suas atividades.

Por isso, não deixe de tomar um bom café pelas manhãs.

O ideal é fracionar as refeições 5-6 vezes ao dia, comer devagar, mastigar bem os alimentos e ainda diminuir o consumo de alimentos gordurosos e que sejam ricos em açúcar e farinhas refinadas.

O ideal também é praticar exercícios físicos, principalmente os aeróbicos (caminhada, natação, ciclismo, esteira, bicicleta), tudo isso contribui para o aceleramento.

 

Diferença do Metabolismo na Mulher e no Homem

No homem funciona diferente da mulher, de acordo com a classe de nutricionistas, o metabolismo do homem é mais acelerado devido à composição corporal.

Culpa da testosterona. Eu sei, isso é injusto.

Porque sempre para eles tem que ser mais fácil?

Os homens possuem mais massa muscular que as mulheres, diante disso, é natural que esse metabolismo seja mais acelerado e queime calorias mais rápidas.

Outro fator é que os homens possuem mais energia para prática de exercícios, porém, se a mulher fizer uma atividade física é possível aumentar sua massa magra, resultando num aumento da musculatura do corpo, consequentemente aumento no metabolismo do corpo para emagrecer.

Metabolismo entre Homens e Mulheres

 

Nas mulheres é mais lento, pois elas possuem maior tendência a acumular gordura, e isso pode ser um problema para emagrecer.

A natureza não foi legal com nós, você deve estar pensando, tudo bem!

Mas tem uma explicação, e o que é preciso entender é que com esse acumulo de gordura, existe a garantia do funcionamento hormonal, protegendo a fertilidade da mulher. Viu como nem tudo é prejudicial?

Não podemos colocar toda nossa raiva nesse contexto, pois os nossos hábitos ainda são os maiores responsáveis pelo excesso de peso e gordura.

Considere ler também:

 

O que temos que fazer é que queimar mais calorias do que consumimos isso sim é o que devemos fazer e praticar.

Mas claro que atualmente já temos visto vários exemplos de mulheres atletas, com um desempenho superior a de muitos homens, contudo como nos estudos é levado em consideração o padrão normal, temos que aceitar o exposto. Sem problemas, mas com ressalvas.

Assim, para conseguir acelerar o metabolismo do corpo para emagrecer e ir à busca de um corpo saudável e  manter-se em forma, basta ter uma prática rotineira de exercícios físicos e uma alimentação equilibrada.

Nós mulheres precisamos estar atentas em mais esse fator.

Agora me diga:

  • Como anda o metabolismo do seu corpo?

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo e participe.

Nos vemos no próximo post.

 

Classificação do Artigo:
Postado em:
Título:
Como o Metabolismo do Corpo ajuda a Emagrecer
Classificado com:
5

Receba Conteúdo GRÁTIS no Seu E-mail e Seja o Primeiro a Saber de Nossos Conteúdos EXCLUSIVOS

Laércio Pacanari

Entusiasta sobre Nutrição Esportiva e colaborador do Blog Precisa Emagrecer.

Website:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *