Má Digestão – Você tem esse incômodo?

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A Má digestão incomoda, e geralmente muitas pessoas sofrem com este problema. Alguns sintomas populares são azia e prisão de ventre. E ficar com prisão de ventre ninguém merece, não é mesmo!

Você sabia que cerca de 20% da população sofrem diariamente com esse problema? Segundo dados da Organização Mundial de Gastroenterologia (WGO)

Este desconforto pode ser evitado com uma dieta. Claro que deve ser uma dieta acompanhada, ou até mesmo com a ingestão de alimentos que possuem características digestivas.

De qualquer forma, caso o problema continue, o indicado é procurar um médico para passar por uma orientação mais especifica.

Sempre é bom fazer um check-up com seu médico de confiança e se lembrar de comentar sobre a sua má digestão.

Sei de amigas que nunca se lembram de comentar!

Procurei separar alguns alimentos, de acordo com o tema que estamos abordando, com informação a respeito de má digestão, que vão te ajudar desde que você queira iniciar o consumo.

Fibras para má digestão

Dicas de alimentos para ajudar na digestão

Fibras

A fibra é importante na digestão, pois possui o papel de prolongar o alimento no tubo digestivo. As fibras insolúveis (cerais e farelos) e as solúveis (frutas, legumes e verduras) são indicadas.

Quando as fibras insolúveis são digeridas, elas possuem papel de aumentar a velocidade intestinal garantindo um melhor funcionamento do intestino e a prevenção de doenças, combatendo a má digestão.

O ideal é consumir de 25 a 30g ao dia de fibras lembrando-se de consumir as fibras em conjunto com a água. Sempre a água! Tem tomado?

ameixa para má digestão

Ameixa

A ameixa possui alto teor de fibras e ácidos orgânicos, portanto a fruta possui potencial laxativo que permite melhorar o trânsito intestinal.

Algumas mamães colocam as ameixas secas de molho num copo com água durante a noite, e usam a calda da ameixa para colocarem nas mamadeiras dos bebês, quando eles apresentam prisão de ventre, devido seu poder laxativo.

A ameixa seca é muito energética também, fornecendo uma grande quantidade de calorias, sendo ideal para quem pratica exercício físico.

O consumo pode ser em média de uma a duas ameixas por dia.

gengibre para má digestão

Gengibre

A raiz ajuda na secreção gástrica e ainda possui poder anti-inflamatório natural, garantindo um auxilio na digestão, além disso, quem possui gastrite ela melhora a sensação de queimação, dor e náusea.

O gengibre é referência em problemas estomacais, e também auxilia na digestão de alimentos gordurosos.

Além de ajudar no combate a má digestão, outro fator do gengibre é ele ser rico em substâncias termogênicas, que ativam o metabolismo do corpo, potencializando a queima de gordura corporal.·.

O consumo pode ser feito em forma de chás, gengibre ralado, sopas, saladas e sucos.

mamão para má digestão

Mamão

O mamão é muito conhecido por nós, principalmente pelos benefícios para o intestino. Possui fibras e enzimas que combatem a má digestão e também evita a prisão de ventre.

Possui ainda, propriedades laxativas, sendo totalmente indicado para pessoas com o estômago frágil. Creio que isso foi destinado somente as mulheres. Tenho várias amigas que sofrem com isso!

Mas outra propriedade dele é que ajuda a melhorar a pele. Isso mesmo! Não sabia? Tem que estar associado a uma dieta saudável e ingerir sabe o quê? Ela mesma! Muita água!

iogurte para má digestão

Iogurtes probióticos

Os iogurtes são famosos entre as mulheres. Quem não gosta?

Os probióticos quando entram em contato com a mucosa intestinal tem o papel de favorecer a proliferação de micro-organismos, portanto, eles promovem o equilíbrio da flora intestinal.

O recomendado é uma porção (um potinho) de iogurte por dia.

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azeite para má digestão

Azeite

Conforme estudos o azeite pode inibir a formação excessiva de ácido gástrico, com isto melhora a digestão e como consequência consegue prevenir a azia.

O consumo pode ser nas saladas ou como tempero em outro alimento.

E claro, sabemos que o azeite é um fortíssimo aliado do coração.

chá para má digestão

Chás digestivos

Existem chás que permite diminuir a sensação de barriga estufada, exemplo o chá de hortelã, verde (japonês) alecrim, erva cidreira, camomila, sálvia, menta e psyllium.

O correto é beber o chá entre 30 e 40 minutos após a refeição.

Existe na culinária japonesa quem diga que o melhor é consumir o Chá, antes da refeição, pois ele prepara o organismo para receber o alimento. Vale conferir.

couve para má digestão

Couve

A couve possui uma substância que auxilia no processo de cicatrização da mucosa, permitindo que exista a desintoxicação do aparelho digestivo permitindo acalmar os sintomas da má digestão. O ideal é consumir cozida.

A couve tem outras propriedades, e é muito utilizada em outras situações, como: evita ressacas, má disposição, alivia dor de úlceras gástricas, dores e inchaços no peito devido á amamentação, previne gripes, etc…

Não quero me alongar muito nesse artigo, pois do contrário vai ficar chato a leitura, e não quero que aconteça isso!

Quero trazer informação pertinente ao tema, e creio que consegui abordar sobre alguns alimentos que ajudam na má digestão.

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo!

Nos vemos no próximo post!

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Hariane Pacanari

Nutricionista Esportiva e Clínica - Atua como Personal Diet tanto para atletas como para famílias. Apaixonada por Alimentação Saudável e Saúde do Corpo.

Website: http://www.precisaemagrecer.com.br

2 Comentários

    • Olá Agostinho,
      Que bom que gostou! Coloque em prática e depois nos conte como foi.
      Volte sempre!
      Abs

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