Dieta para perder barriga abdominal

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Há algum tempo acompanho algumas pessoas que acreditam que dieta para perder a barriga abdominal é a melhor opção para alcançar sucesso e definitivamente acabar com a gordura na barriga.

Sempre me intrigou a capacidade dessas pessoas em pensar tão somente em dieta para secar a barriga. É preciso pensar que para emagrecer de vez, temos que considerar tudo que esta envolvido.

Claro que devemos observar alguns pontos, como a circunferência abdominal por exemplo, que em estando acima

de 102 cm em homens e 88 cm nas mulheres, é conhecida como obesidade abdominal.

Nessa altura você talvez esteja se perguntando qual é o motivo dessa introdução.

A questão é que fiquei extremamente curiosa pelo fato de várias pessoas não pensarem na questão maior, que é a Saúde como um todo e sim no controle da gordura abdominal.

Algumas pessoas me perguntam se fizer um treinamento intervalado de alta intensidade ajuda a perder a gordura na barriga. É claro que pode ajudar, mas será que todos sabem realizar esses exercícios de alta intensidade sem a ajuda de um profissional?

Sim eles são eficazes, pois aquecem o metabolismo em repouso, elevando assim a produção de hormônios que queimam a gordura da barriga, agindo por 48 horas após o treino. Parece brincadeira, mas é verdade, e você pode emagrecer de vez mantendo uma regularidade com esses exercícios.

Isso me fez pensar em escrever esse artigo e procurar abordar um conteúdo que seja útil, a fim de tirar o foco de algumas pessoas que estão somente afinando a cintura e pensando em como fazer uma dieta para perder barriga.

Pensando na dificuldade que a grande maioria das pessoas tem de começar uma dieta ou mesmo em perder a gordura na barriga, resolvi abordar alguns assuntos relacionados, e dar algumas dicas do que fazer para poder ajudar no controle da gordura abdominal.

Não existe pior maneira de começar esse artigo do que falando de um hábito muito comum entre muitas pessoas, que é pensar somente na dieta para perder barriga abdominal, pois isso acaba virando um grave problema com o passar do tempo.

Dieta para perder barriga abdominal funciona? Sempre me perguntam isso…

É fato que existem muitas dúvidas se fazer dieta para secar a barriga abdominal funciona mesmo, se aliada a esta dieta você esta fazendo exercícios que derretem a gordura, pois quando uma pessoa engorda, ela ganha gordura em toda a estrutura do seu corpo, não apenas na barriga, e em alguns casos essas gorduras estão localizadas em várias partes do seu corpo.

Cada pessoa possui uma característica pessoal em sua genética, diferente para armazenar gordura. Algumas acumulam na barriga, outras acumulam no braço, outras nas pernas.

O melhor a fazer, em vez de somente focar na dieta para perder barriga abdominal, é realizar uma mudança de hábitos alimentares, e incluir na alimentação diária, alimentos mais termogênicos, como canela, gengibre, pimenta, chá verde, etc. Entre outras coisas que vou descrever. Continue acompanhando o artigo, e conheça mais dicas valiosas.

pneuzinho-barriguinha

Pneuzinhos x Barriguinha

É claro que o que mais incomoda nas pessoas são os malditos pneuzinhos e o excesso de barriga, e por esse motivo a grande maioria só pensa em como administrar essa perda de gordura abdominal, sem analisar o todo e seus reflexos.

Não é se matando em praticar exercícios abdominais que irá te ajudar a conseguir essa barriga chapada como alguns chamam, pois esse tipo de exercício esta trabalhando apenas o músculo abdominal e não o todo.

O mais recomendado é pensarmos nos exercícios aeróbicos. Ok, eu sei que a maioria não gosta tanto, mas são os ideais. Eu vou falar mais a respeito deles, logo abaixo.

Por onde começar

Outro grande problema enfrentado pelas pessoas que querem perder gordura na barriga é não saberem como começar a fazer algo a respeito, tomar uma atitude e buscar uma motivação.

Existe um grande numero de pessoas com outro agravante, que fazem turnos de trabalhos bem alternados. Trabalham a noite ou mesmo não funcionam bem em algum período do dia, consequentemente terão dificuldades em por em pratica algumas dicas e sugestões para um melhor resultado no controle da sua dieta de perder gordura  localizada na barriga.

Nesse caso específico a melhor opção é consultar um especialista, para trabalhar o metabolismo de forma diferente, pois sabemos que o nosso corpo vai dormir depois de certo horário e deixará de realizar algumas funções importantes. E isso é sério, se você se enquadra nesse quadro, precisa de informação correta para não ter problema de saúde.

Ou seja, esse profissional poderá lhe indicar o melhor formato, conciliando alimentação e exercícios para que você controle não somente a sua gordura abdominal, mas a saúde do seu corpo.

O iniciar a busca por um corpo saudável deve estar atrelado a vários fatores e não somente a pensar numa dieta para perder a barriga abdominal entende? Se você precisa emagrecer rápido, você precisa ter informação relevante e confiável.

A primeira coisa que temos que pensar é que:

Dieta não existe para mostrar que temos que emagrecer ou engordar.

Devemos pensar nela como um guia a ser entendido para se atingir um determinado objetivo, no nosso caso administrar a perda de gordura abdominal.

Nos tópicos abaixo, vou te dar dicas incríveis para você entender melhor como deve proceder com essa dieta para secar a barriga. Aproveite o conteúdo.

Vou te ajudar relacionando algumas dicas que podem fazer a diferença na sua vida e na saúde do seu corpo. Muitas vezes não entendemos como funciona esse processo de dieta para perder barriga abdominal, e acabamos patinando sem sair do lugar. O resultado dessa falta de conhecimento é que eu pretendo apresentar abaixo, todas baseadas em evidencias.

fique-longe-do-açúcar

Fique longe do açúcar

Esta comprovado que o açúcar é nocivo á saúde, exclusivamente a metabólica. O açúcar é metade glicose, metade frutose, e a frutose só podem ser metabolizadas pelo fígado. Assim, quando você consome açúcar refinado, o fígado fica cheio de frutose, e é forçado a transforma-lo em gordura.

Existem estudos que comprovam que o excesso de açúcar, devido a grande quantidade de frutose, pode levar a um acumulo substancial de gordura na barriga.

Alguns não vão gostar do que irão ler, mas em se tratando de açúcar líquido, a constatação é ainda pior, pois o nosso cérebro não registra as calorias líquidas da mesma forma que as calorias sólidas, pois bem, quando bebemos uma bebida adoçada com açúcar (lembra-se de alguma?) acabamos comendo mais calorias. Isso mesmo!

Esses mesmos estudos mostram que essas bebidas adoçadas com açúcar, estão aumentando o risco em 60% da obesidade de nossas crianças. Isso é uma loucura! Eu mesma já presenciei alguns pais colocando refrigerantes nas mamadeiras dos pequenos. Fiquei indignada na hora, mas não podia intervir.

Considere eliminar essas bebidas da sua dieta ou pelo menos minimizar a quantidade, e estamos falando de refrigerantes, sucos de frutas, bebidas esportivas, cafés e chás. Mas não sobrou nada assim? Pois é, em alguns assuntos temos que ser radicais.

Espere um pouco, você escreveu “bebidas esportivas”? Sim, escrevi! Caso você não saiba, mesmo sendo comercializadas como saudáveis, elas podem ter grandes quantidades de xarope de milho e também frutose cristalina. Essas bebidas podem ser tão prejudiciais como um refrigerante, não se deixe enganar.

Consegue tomar um café sem açúcar ou mesmo um chá sem açúcar? Ótimo, é assim que se faz. Mas claro, temos ainda água e a própria fruta que além de saudável tem muita fibra que atenua os efeitos negativos da frutose. Temos que aprender a tomar mais água.

Você não quer eliminar o acumulo de gordura na sua barriga? Não precisa adotar uma dieta para perder barriga rápido e fácil? Minimize o consumo de açúcar.

Comer mais proteína

Comer mais proteína pode ser a melhor estratégia, em longo prazo, para reduzir a gordura da barriga.

A proteína é um macronutriente muito importante quando o assunto é perder peso.

Consumir proteína reduz:

  • A ansiedade em 60%,
  • Aumenta o metabolismo
  • E ajuda a comer menos calorias por dia.

Se o seu objetivo é perder peso, então adicione proteína em sua dieta, você vai comprovar a eficácia.

Ela te ajuda não só a perder peso como também a evitar a re-ganhar  peso.

Foi comprovado que pessoas que consomem mais e melhores proteínas tinham menos gordura na barriga.

Na Dinamarca, foi relatado que o consumo de especialmente proteína animal, foi associada a uma redução de ganho de gordura na barriga ao longo de 5 anos.

Esse mesmo estudo mostrou que carboidratos refinados e óleos vegetais estavam ligados a quantidade de gordura na barriga.

Vamos consumir algumas proteínas boas? Então aumente a ingestão de Peixes, frutos do mar, carnes, aves, e produtos lácteos. Caso haja interesse num suplemento de proteína de qualidade, considere a proteína de soro do leite.

Uma dica extra: considere cozinhar seus alimentos em óleo de coco. Estudos comprovam que 30 ml (cerca de 2 colheres de sopa) por dia, reduz a gordura na barriga ligeiramente.

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Diminua os Carboidratos da sua dieta

Aqui a conversa vai dar o que falar, pois quem não gosta de um pãozinho, macarrão, pizza. Aí meu Deus, agora ficou feio o negócio.

Mas o fato é que esse tipo de restrição é uma maneira eficaz de perder barriga abdominal.

Dietas com baixo consumo de carboidratos levam a reduções rápidas de peso, às vezes é notado dentro de alguns dias.

Pois é, vamos ter que evitar os carboidratos refinados (pães brancos, massas, etc) isso deve ser suficiente, principalmente se você mantiver os níveis de consumo de proteína alto.

Contudo, se você precisa emagrecer e perder peso rapidamente, sem fazer loucuras é claro, considere deixar o seu nível de consumo de carboidrato em até 50 gramas por dia.

Não é fácil? Não! Eu sei que não. Ainda mais se você esta acostumada a consumir esses alimentos tão provocantes.

Mas isto ira colocar o seu corpo em Cetose, que nada mais é que, seu organismo vai usar os depósitos de gordura existentes como fonte de energia, quando não há mais glicogênio. Complicou? Deixa eu te ajudar.

A Cetose é induzida por dietas baixas em carboidratos, ou mesmo em condições de jejum prolongado.

Estudos mostram que dietas de baixo carboidrato são particularmente eficazes em se livrar da gordura na barriga abdominal, ao redor dos órgãos e no fígado.

Coma alimentos ricos em Fibras

Muito se fala que comer fibra pode ajudar com a perda de peso e isso é uma verdade, mas precisamos entender que nem todas as fibras são iguais. As fibras viscosas é que realizam um trabalho eficiente sobre o seu peso. Vamos entender melhor?

Essas fibras viscosas são as que se ligam a água e formam um gel espesso que literalmente “ficam” no seu intestino. Este gel criado pode diminuir drasticamente a circulação dos alimentos no seu estomago e intestino delgado, retardando a digestão e absorção dos nutrientes. Como resultado final, oferece uma sensação prolongada de saciedade e apetite reduzido. Legal isso não!

Um estudo constatou que um adicional de 14 gramas de fibra por dia, estavam ligados a uma diminuição de 10% na ingestão de calorias e perda de peso de 2kg em mais de 4 meses. Uau! Bora comer fibra minha gente.

Em outro estudo de 5 anos, mais voltado ao tema desse artigo, dieta para perder barriga, comendo 10 gramas de fibra solúvel por dia, foi associada a uma redução de 3,7% na quantidade de gordura sob a pele.

E o que isso significa? Significa que a fibra solúvel pode ser particularmente eficaz em reduzir a gordura na barriga. Agora fechou!

E onde estão essas maravilhosas fibras? Em alimentos de origem vegetal, como legumes e frutas. As leguminosas são uma boa fonte, bem como alguns cereais como aveia.

Quer pensar num suplemento com fibras, considere a Glucomanan. É uma das fibras dietéticas mais viscosas em existência.

Devo escrever um artigo sobre a Glucomanan, explicando com detalhes algumas aplicações, mas por hora o que você precisa saber é que ela é um tipo de fibra que se consumida, dá um sensação de saciedade, pois se expande no estomago, além de melhorar a saúde do intestino.

Logo, há evidencias de que a fibra dietética solúvel pode reduzir a gordura na barriga, além de causar grande melhoria na saúde metabólica.

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Exercício aeróbico para reduzir gordura na barriga

Todos nós sabemos que fazer exercício é excelente por várias razões. Nós que buscamos viver uma vida longa, saudável e sem doenças, é fundamental que pratiquemos exercícios.

Contudo, devemos separar bem os assuntos, pois assim como disse acima, em outra parte desse artigo, não estou falando apenas de exercícios abdominais aqui. Você pode se matar de fazer exercícios abdominais em grande quantidade sem perder qualquer gordura na barriga. Frustrada? Eu sei, mas é a verdade.

Em um estudo realizado por 6 semanas, houve a formação apenas dos músculos abdominais que foram exercitados, contudo não houve nenhum efeito mensurável sobre a circunferência da cintura ou diminuição da quantidade de gordura na barriga, e aqui não entra o treinamento intervalado de alta intensidade.

Logo, o que podemos fazer então? Pensar em outra dieta para perder barriga abdominal? Não pessoal, podemos fazer exercícios aeróbicos.

Sim, como corrida, caminhada, natação, bicicleta, etc…

Sem falar que esses exercícios impedem as pessoas de voltar a ganhar gordura abdominal, desde que você já as tenha perdido, é claro! Ou seja, eles ajudam a fazer uma manutenção do seu peso.

Então é isso, o exercício aeróbico pode ser muito eficaz se você esta querendo perder gordura na barriga, alem de outros benefícios para a sua saúde.

Conhecimento x Modismo

Construir uma mentalidade diferente das demais pessoas que buscam apenas uma dieta para perder barriga, não é fácil, mas pode ser simples.

Mesmo que suas amigas e familiares possam lhe indicar alguma vantagem em fazer essas dietas, sempre vai existir uma vantagem que você precisa considerar.

E essa vantagem se chama conhecimento.

Ao longo desses anos, o objetivo aqui do Blog Precisa Emagrecer se manteve firme, compartilhando o que faz a diferença para um blog de sucesso.

E, para finalizar, eu adoraria saber a sua opinião sobre esse artigo.

Deixe um comentário logo abaixo sobre o que mais gostou nesse artigo, ou sobre alguma dica extra que você deseja compartilhar conosco ou mesmo uma crítica. Sem problemas.

Ah! e lembre-se que conteúdo relevante sempre deve ser compartilhado, então conto com você para me ajudar a divulgar esse material, vou ficar bem feliz!

Nos vemos no próximo post.

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Hariane Pacanari

Nutricionista Esportiva e Clínica - Atua como Personal Diet tanto para atletas como para famílias. Apaixonada por Alimentação Saudável e Saúde do Corpo.

Website: http://www.precisaemagrecer.com.br

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