Dieta dos Pontos tabela completa grátis imprimir

40 Flares Facebook 0 Google+ 40 Twitter 0 40 Flares ×

Frases como: “não consigo emagrecer” e “dietas não são para mim” têm seus dias contados, pois vou abordar um tema que há tempos, algumas leitoras me pedem, que é sobre a Dieta dos Pontos.

Todos pensam que para uma dieta funcionar é preciso trocar os alimentos mais gostosos por outros que não gostamos, ou não temos costume de comer. Ou mesmo, parar de comer e adotar alguns hábitos que nem sempre serão os mais recomendados, pois podem afetar criticamente a sua saúde.

E se você soubesse que nem sempre precisa ser assim? É verdade. Se você pensa que precisa começar uma dieta imediatamente, pois diz a você mesma: “não consigo emagrecer”, mas não tem disposição necessária, você precisa saber que existe um tipo específico de dieta que não precisa estar associada a muito sofrimento e privação, e irá se surpreender com os resultados.

Sim, vamos falar como funciona a Dieta dos Pontos.

Você já deve ter ouvido muito sobre ela, e não estou aqui para complicar a sua vida e sim pode contribuir com mais informação a respeito dessa dieta para que você possa analisar todos os prós e contras e saber se é possível adota-la ou não.

A Dieta dos Pontos é uma dieta que não conta calorias, ela se propõe a te ajudar a emagrecer simplesmente pontuando os alimentos. Eu disse pontuando os alimentos e não contando calorias dos alimentos, entendido? É bem diferente.

Fica comigo, que vou lhe dar mais dicas de saúde e também falar algumas verdades sobre como emagrecer de vez, e como aplicar alguns pontos fundamentais para você se sentir confiante na sua busca de como emagrecer e como perder gordura localizada,  entendendo um pouco mais dessa dieta dos pontos.

dieta-dos-pontos-funciona

Como funciona a dieta dos pontos?

Ao invés de seguir durante todo o dia preocupado, regulando as calorias que consome, você poderá, a partir de uma Tabela Nutricional, escolher os alimentos que vai digerir, uma vez que cada alimento possui uma atribuição de pontos.

A dieta dos pontos foi criada pelo endocrinologista Alfredo Halpern, da USP, que ganhou notoriedade por inovar na maneira de contar calorias,pontuando os alimentos e levando em conta a qualidade nutricional dos mesmos.

Infelizmente em Novembro de 2015, o Dr. Alfredo Halpern nos deixou, devido um câncer no pâncreas. Mas seu legado continua a ser divulgado, trazendo muita informação a respeito da dieta.

Segundo seu autor, a Dieta dos Pontos é uma filosofia, não uma dieta.

Ao final do dia, você terá consumido exatamente o que precisa para poder emagrecer de vez e de forma saudável, e como já dissemos, sem sofrimento.

Batata, hambúrguer, aquele pãozinho com calabresa acompanhado de uma cerveja, a pipoca na caixinha gigante no cinema. Tudo devidamente selecionado por você, e sem estresse.

Você emagrece comendo de tudo de forma prática. Sua dieta vai ter prosseguimento em casa, na rua, no trabalho, na sua viagem. Basta ter em mãos um caderninho de anotação e ir, ao longo do dia, somando seus pontos. Fácil assim!

Se você não quiser ficar anotando, pode encontrar alguns apps para smartphones que vão lhe ajudar, como o Ponto a Ponto (para android). Clique aqui para conhecer o aplicativo.

Vou exemplificar para ver se ajudo no entendimento. Fica tranquila, é fácil!

Creio que muitas pessoas que seguem o Precisa Emagrecer, sabe que precisamos ingerir menos calorias do que nosso gasto calórico no dia, se quiser emagrecer.

Sendo assim, é calculado o limite de pontos diário da pessoa, onde cada ponto equivale a 3,6 kcal. Para chegar a esse número de pontos é analisado sua idade, sexo, altura, peso e nível de sedentarismo.

Você que é minha leitora, já sabe o que é metabolismo, se não sabe, veja esse artigo. Assim, para poder calcular os pontos é preciso que você conheça a sua taxa metabólica basal. Veja como esse assunto pode lhe ajudar até em outros entendimento, como estar fazendo uma dieta para perder barriga, por exemplo.

Simplificadamente, todos nós gastamos energia independente de estarmos fazendo exercícios.

Gastamos energia dormindo, e essa quantidade de gasto vai depender do sexo, pois é sabido que os homens gastam mais energia do que as mulheres. Além de outros fatores, como idade e peso da pessoa.

Veja como você pode calcular o seu gasto energético:

TABELA DE CÁLCULO – GASTO ENERGÉTICO DIÁRIO

MULHERES

IDADE

FATOR VEZES MAIS

10 a 18 anos

12,2

Peso (kg) 746

19 a 30 anos

14,7

Peso (kg)

496

31 a 60 anos

8,7 Peso (kg)

829

Acima 61 anos 10,5 Peso (kg)

596

HOMENS

IDADE

FATOR VEZES MAIS
10 a 18 anos

17,5

Peso (kg)

651

19 a 30 anos

15,3

Peso (kg) 679

31 a 60 anos

8,7

Peso (kg)

879

Acima 61 anos

13,5

Peso (kg)

47

Vamos realizar um exercício, considerando uma mulher de 26 anos e com 50 Kg.

Fator (14,7) x Peso 50 Kg + 496 = 1231   –  Essa é a taxa metabólica basal dessa pessoa, sem realizar qualquer atividade.

Para emagrecer até 4 quilos ao mês, você terá que consumir até 320 pontos ao dia, que equivalem cerca de 1200 calorias, em média. E se você ultrapassar a conta?  Não se desespere, basta compensar estes pontos a mais no outro dia, é só não esquecer de ir pontuando os alimentos.

Como dica de saúde, um fator importante é você não esquecer que o ideal é se alimentar de 5 a 6 vezes ao dia, evitando assim o jejum prolongado, que pode aumentar a sua fome. Por isso, não pule nenhuma refeição:

  • café da manhã,
  • lanche da manhã,
  • almoço,
  • lanche da tarde,
  • jantar e ceia.

Ou mesmo, podendo fazer algumas substituições inteligentes, como trocar o bife à milanesa, que tem 224 pontos, pelo grelhado, que tem 56. Incrível essa não!

Alguns alimentos são de consumo livre, ou seja, não possuem nenhum ponto.

Agora complicou! Ok vou explicar. Alguns exemplos são as ervas, as especiarias, gelatina diet, refrigerantes zero, as folhas em geral e o molho de tomate feito em casa. Conheça esses alimentos na Tabela que vou disponibilizar para download.

A primeira coisa que você precisa fazer é descobrir o seu limite de pontos.

Depois você precisa montar o seu cardápio respeitando o seu limite de pontos, para isso, você precisará da Tabela da Dieta dos Pontos.

Dieta dos Pontos tabela completa para imprimir

Baixe agora a Tabela da Dieta dos Pontos. Vai valer a pena você conhecer.

Com a dieta dos pontos, você verá que será mais prazeroso emagrecer sem a tortura de não poder comer certo tipo de alimento.

Algumas trocas mais inteligentes são estimuladas para que você obtenha resultados ainda mais rápidos. Por exemplo, como perder gordura localizada evitando a gordura trans, visto que esse tipo de gordura é a responsável por este acúmulo indesejado. E normalmente em lugares mais indesejados ainda.

Dicas de saúde quanto ao funcionamento intestinal também são estimuladas, sugerindo o consumo de alimentos integrais, pois ao consumi-los aumenta a sensação de saciedade, como também beber bastante líquido para ajudar na digestão.

Mas tudo vai depender de você mesmo, que sempre decidirá o que é melhor para a sua realidade.

Algumas atitudes que farão a dieta dos pontos funcionar para você inclui manter o diário por perto e anotar tudo o que consumiu. Você terá que se acostumar a andar com um bloquinho ou anotar no seu smartphone, conforme falei no tópico acima.

Comer sempre um prato caprichado de salada antes das refeições principais, fazer as escolhas previamente, levando em consideração o ritmo de trabalho e descanso. Vale, também, pensar em uma atividade física, pelo menos 3 vezes na semana. Eu sei que essa você já sabia.

dieta-dos-pontos

Dieta dos Pontos faz milagre?

Apesar de ser uma dieta que esta na moda, ser famosa e mais aceita por muitas pessoas, é claro que ela não faz milagre.

Tudo esta relacionado à sua forma de pensar e ter ânimo para ir em frente. Para isso, você tem que aprender a se reeducar para se alimentar, pois do contrario fica difícil você seguir algum método, que possa lhe ensinar a perder peso.

Além de uma alimentação saudável, você tem que procurar fazer algum exercício, deixar a preguiça de lado e começar a pelo menos caminhar umas 3 vezes na semana. Sem desculpas e sem adiamentos.

Os benefícios do exercício são inúmeros, pois além de ajudar o seu organismo a queimar calorias, vai fortalecer toda a sua estrutura e o seu corpo lhe agradecerá com uma sensação de bem estar duradouro.

Assim, recapitulando, vamos parar com essas frases de que não consigo emagrecer e que essas dietas não são para mim. Tudo é possível desde que haja um comprometimento, disciplina e foco para chegar nos resultados.

Expliquei como funciona a dieta dos pontos e como você deve se comportar diante dela, sem exageros e paranoias, se utilizando da tabela nutricional e chegando no cálculo do seu limite diário, podendo comer o que quiser.

Te indiquei um apps acima para você anotar e acompanhar melhor a sua rotina.

Agora é com você, e como sempre, eu adoraria saber a sua opinião sobre esse artigo.

Deixe um comentário logo abaixo sobre o que mais gostou, ou sobre alguma dica extra que você deseja compartilhar com a família Precisa Emagrecer.

Como sempre falo, informação relevante deve ser compartilhada, então por favor vamos colaborar com as pessoas que precisam dessa informação, além de me deixar feliz é claro!

Nos vemos no próximo post!

Receba Conteúdo GRÁTIS no Seu E-mail e Seja o Primeiro a Saber de Nossos Conteúdos EXCLUSIVOS

Hariane Pacanari

Nutricionista Esportiva e Clínica - Atua como Personal Diet tanto para atletas como para famílias. Apaixonada por Alimentação Saudável e Saúde do Corpo.

Website: http://www.precisaemagrecer.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *