Caminhada Emagrece?

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Olá pessoal, hoje vamos falar sobre um tema que muitas pessoas me perguntam, querendo saber se a prática da Caminhada Emagrece?

Não vou abordar somente o objetivo, mas sim como um todo, como Atividade Física, pois atualmente é uma das atividades mais fáceis de ser praticadas por várias pessoas de qualquer idade.

Por meio da caminhada, por se tratar de um exercício aeróbico é possível preservar a saúde, o peso corporal e emagrecer.

A Caminhada é considerada uma atividade física de sucesso, pois existe a possibilidade de não oferecer custos para pratica-la, nem a necessidade de equipamentos e não envolve grandes riscos.

Vamos fazer um parêntese aqui, pois existe um cuidado que você precisa ter que é a escolha do tênis adequado para o seu tipo de pé.

Veja o quadro abaixo e procure saber exatamente como é a sua.

Corrida Emagrece

A Caminhada como Atividade Física é uma alternativa para aqueles que não possuem afeição por algum esporte, além disso, a caminhada permite produzir benefícios equivalentes aos proporcionados pela natação ou pelo ciclismo, por exemplo.

Caminhada Emagrece

Como iniciar a caminhada

Para aqueles que desejam ingressar nesta atividade o recomendado é fazer uma avaliação médica para saber quais características sua caminhada deve ter.

Outra avaliação que sempre recomendo, é passar por uma Nutricionista e conhecer melhor como alcançar seus objetivos. Ela irá te auxiliar numa dieta, e você verá que caminhada emagrece sim!

Após a avaliação, temos que ter atenção na escolha das roupas, que devem ser leves e calçados adequados como descrevi acima.

Além disso, cuidar da hidratação e alimentação são extremamente importantes, antes e depois da atividade, pois é preciso estar alimentada.

Escrevi sobre o assunto nesse artigo:

⇒Dicas do que Comer Antes, Durante e Depois do Exercício Físico

O ideal é comer alimentos leves, como frutas, sucos e vitaminas de frutas, além de ingerir água durante e depois do exercício.

Ainda esta em dúvida se a Caminhada Emagrece? Continue lendo!

Caminhada Emagrece

Caminhada Emagrece e traz Benefícios como Atividade Física Para Saúde

A caminhada pode ser praticada por qualquer pessoa de qualquer idade, pois caminhar pelo menos três vezes por semana, em ritmo acelerado, por trinta minutos, reduz em até 58% o risco de doenças cardiovasculares.

Em estudo realizado pela USP de Ribeirão Preto, foi comprovado que a prática da caminhada por 40 minutos reduz a pressão arterial após 24 horas do término da atividade física. Olha que beleza isso!

Além destes benefícios a caminhada também reduz os níveis sanguíneos do colesterol ruim (LDL e VLDL) e aumenta o nível do bom colesterol (HDL).

Com a prática da caminhada como atividade física, é possível evitar:

  • Ansiedade;
  • Depressão;
  • Osteoporose;
  • Artrose;
  • Acidentes vasculares cerebrais;
  • Câncer do intestino;
  • Reduzir as gorduras localizadas e ainda proporcionar uma sensação de bem-estar.

Este exercício permite melhorar as funções cardiovasculares, músculo-ligamentares, ósteo-articulares e no condicionamento físico a caminhada ajuda na perca de peso e na redução da pressão sanguínea.

Consegui te convencer que a Caminhada Emagrece?

Sim, ela ajuda em vários fatores da saúde corporal, trazendo muitos benefícios, e a perda de peso é uma delas.

Veja também outros artigos que podem interessar:

“Caminhar diariamente é um ótimo exercício para deixar o corpo em forma, melhorar a saúde e retardar o envelhecimento.”

Alongamento após a caminhada

Cuidados com a Caminhada

Em todo caso antes da caminhada é preciso observar se existem mudanças, ou sintomas, pois apesar de ser uma atividade de baixa intensidade é preciso estar sempre atento à frequência cardíaca.

Os iniciantes da atividade precisam começar com ritmos menores e ir aumentando aos poucos.

É preciso frisar que os limites do corpo não podem ser ultrapassados, o importante é que cada pessoa encontre um ritmo confortável.

Não é porque agora que você sabe que a Caminhada Emagrece, que vai sair andando por várias horas, sem um planejamento de treino. Lembre-se, ela vai funcionar como uma atividade física.

Caso sinta sintomas como dores, câimbras ou cansaço extremo é preciso que o exercício seja interrompido.

E lembre-se, depois da caminhada, sempre faça alongamento.

Por menor que sejam os movimentos, ele trará um bem estar, um relaxamento, além de proporcionar uma recuperação dos músculos mais rapidamente.

Agora que você já tem a resposta que Caminhada Emagrece, me conte um pouco de você:

  • Você gosta de caminhar?
  • E se for numa praia? Ah! Aí sim.
  • Num parque repleto de árvores, ar puro, que maravilha.

Agora é com você, pare de ficar arrumando desculpas e pé na praia, ou no parque.

Nos vemos no próximo post!

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Hariane Pacanari

Nutricionista Esportiva e Clínica - Atua como Personal Diet tanto para atletas como para famílias. Apaixonada por Alimentação Saudável e Saúde do Corpo.

Website: http://www.precisaemagrecer.com.br

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