Alimentação Saudável na Pratica

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Twitter 0 0 Flares ×

Para quem deseja melhorar a dieta e passar a ter uma alimentação mais saudável, algumas mudanças deverão ser feitas no cardápio, para que ele atenda ao que se entende por uma alimentação que realmente seja benéfica para a saúde.

Portanto, vou dar dicas interessantes e fáceis de serem aplicadas, para que você consiga criar uma dieta que de fato atenda às necessidades, que se adapte a sua rotina do dia a dia, procurando aplicar o que se entende por uma alimentação realmente saudável. Vamos á elas?

Procure evitar dietas milagrosas

Um dos primeiros pontos para que você consiga ter uma alimentação saudável será evitar Dietas milagrosas que prometem mundos e fundos, porque normalmente dietas que prometem emagrecimentos em espaços de tempo muito curtos quase sempre falham na hora de entregar o que prometem, e também dificilmente apresentam resultados de modo saudável. E nós não queremos isso, certo?

Escrevi um artigo sobre esse tema, confira mais aqui.

Alimentação Saudável

Procure diversificar o cardápio

Outro ponto importante para quem deseja uma alimentação saudável tem a ver com a diversificação da dieta, portanto, procure basear sua dieta em diversos tipos de alimentos, pois a dieta que é baseada em apenas um único tipo de alimento ou nutriente irá trazer problemas ao seu organismo, o que deixará de ser uma prática saudável. E vocês sabem do que estou falando, não sabem?

  • Dieta da USP;
  • Dieta da Proteína;
  • Dieta da Sopa.

Vamos parar com isso e prestar mais atenção na diversificação dos alimentos.

Crie um cronograma

Para quem não tem muita disciplina alimentar, o ideal é criar um cronograma para a dieta alimentar, pois deste modo, você fica mais atento à quantidade de vezes em que irá comer, sempre lembrando que nós especialistas costumamos estabelecer o número de pelo menos 5 refeições por dia.

Faça pequenos lanches entre as refeições principais

Este é um ponto essencial para quem busca uma alimentação saudável, pois fazer pequenos lanches entre as refeições principais (café da manhã, almoço e jantar) será importante, já que irá diminuir a fome, o que irá diminuir as chances de você chegar como uma refugiada de guerra diante de um prato de comida e devorar mais do que seria necessário para o organismo. Tudo bem, eu sei que você não é assim, mas conhece alguém que se encaixa?

–>> Considere Ler Também…

Prefira frutas e iogurtes light

Para os pequenos lanches durante o dia, procure optar sempre pelas frutas, que serão sempre uma excelente pedida, além de também optar pelos iogurtes light, que também são muito bons, além de serem ótima fonte de vitaminas.

Alimentação Saudável

Coma saladas primeiro

Tanto à noite quanto de dia, procure sempre iniciar suas refeições com um belo e recheado prato de salada, pois isso irá garantir saciedade para que você não coma muito mais no restante da refeição.

Ainda mais agora com a chegada do verão, nada melhor que um belo prato de salada refrescante, não é mesmo?

Além de você estar contribuindo com o seu organismo, buscando uma alimentação saudável, também terá uma pós refeição mais leve, menos calórica, e com menos peso na consciência.

Elimine o refrigerante

Aqui o bicho pega, não é mesmo! Quem não gosta da sensação de um refri geladinho? Eu sei, mas presta atenção, muitas pessoas acreditam que diminuir seu consumo já será suficiente, mas a grande verdade é que se você deseja ter uma alimentação saudável, os refrigerantes deverão ser eliminados de seu cardápio, e isso inclui inclusive as versões light e diet. Não se engane e nem se sabote, você verá os benefícios.

Opte pelos sucos

Sucos naturais são a melhor pedida para uma bebida, portanto, procure sempre tomar sucos naturais, especialmente no verão, sendo que há grande quantidade de frutas que podem servir de base para sucos realmente saborosos e nutritivos. Nada de sucos de saquinho! E nada de sucos com muito açúcar.

Alimentação Saudável

Beba muita água

A água ainda é a melhor forma de reidratar o organismo, portanto, procure beber muita água durante seu dia, sendo que o mínimo deve ser de 1,5 litro por dia, e o máximo deverá ser de até 3 litros por dia.

Com isso, a retenção de líquidos será menor e as toxinas serão eliminadas de modo mais rápido e efetivo.

A prática da alimentação saudável trará inúmeros benefícios para a sua vida, pois ao longo da nossa vida as nossas necessidades nutricionais vão sofrendo alterações, de acordo com a nossa idade e metabolismo do corpo.

Sabemos que a boa alimentação traz benefícios até para a nossa pele. Existem estudos que comprovam isso, pois alguns alimentos previnem rugas por exposição ao sol. Quem não quer uma pele bonita?

Mas vou deixar esse assunto para um outro artigo.

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo.

Receba Conteúdo GRÁTIS no Seu E-mail e Seja o Primeiro a Saber de Nossos Conteúdos EXCLUSIVOS

Hariane Pacanari

Nutricionista Esportiva e Clínica - Atua como Personal Diet tanto para atletas como para famílias. Apaixonada por Alimentação Saudável e Saúde do Corpo.

Website: http://www.precisaemagrecer.com.br

7 Comentários

  1. Realmente emagrecer não é uma tarefa fácil, mas se seguir o que você indica no post muitas pessoas irão perder peso de forma natural. Ótimo post, parabéns

    • Olá Pablo, obrigado pelo comentário. Minha intenção é poder ajudar o máximo de pessoas trazendo informação.

  2. Hariane parabéns pelo artigo. Ele mostra dicas sensatas e que se todos seguissem conseguiriam emagrecer. Eu mesmo sei do benefício da água em uma dieta rsrs.

    • Olá Chayder, agradeço o comentário. Realmente os benefícios da água são imensos e muitas pessoas as vezes ignora. Mas vou seguir informando e trazendo conteúdo relevante para quem tiver interesse.

  3. Olá, Hariane.
    Esse seu artigo não podia começar de forma mais sensata. Dietas milagrosas não existem, mas muita gente acredita que pode emagrecer em poucos dias, sem colocar a saúde em risco.
    Um erro que só traz resultados castatróficos.
    Parabéns.

  4. Excelente artigo@ Para complementar o que dito, é importante também que a pessoa saiba o quanto está acima do peso. Uma dica é calcular o IMC.

    • Ola Micael,
      Obrigada pela visita! Realmente é importante sabermos como esta o nosso peso, mas creio que o mais importante ainda é estarmos saudáveis e conscientes que precisamos adotar novos hábitos alimentares.
      Volte sempre!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *